E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 técnicas para aprimorar sua interpretação de textos

29/02/2016 Por: Editorial Canal dos Concursos
Interpretação de textos em provas de concursos

A preocupação com a interpretação de textos em provas de concursos públicos é algo muito comum entre os candidatos que acabam por perderem pontos por conta das pegadinhas muito recorrentes nessas provas. Isso ocorre porque lhes faltam algumas informações sobre como fazer essa tarefa de forma eficiente. Pensando nisso, separamos algumas técnicas que poderão ajudar os concurseiros no momento de responder as questões de interpretação de texto em concursos.


 
1.Leia todos os dias
A prática leva à perfeição. Não deixe de ler no dia a dia, uma vez que a prática diária da leitura é essencial para que você amplie seu vocabulário, se acostume a interpretar de forma rápida e consiga fazer uma análise dos temas. Jornais e revistas são excelentes fontes de leitura para saber interpretar múltiplos significados de uma mesma expressão e identificar linguagem figurada.


 
2.Destaque a argumentação do texto
No geral, a argumentação central do autor se encontra entre o segundo e o penúltimo parágrafo, então, esteja atento à eles. Leia e releia quantas vezes precisar, sempre destacando os trechos mais importantes. Dessa maneira, você saberá onde estão as ideias mais relevantes do texto e conseguirá manter a sua linha de raciocínio com mais facilidade.


 
 
3.Leia várias vezes o mesmo trecho ou texto
Para entender bem um texto, é necessário fazer mais de uma leitura. Na primeira, você deve identificar as ideias principais, e na segunda, você conseguirá perceber detalhes e o seu completo significado.


 
 
4.Faça um resumo
Fazer resumo do texto após a leitura é importante para ajudar na interpretação. Os resumos dão suporte e ajudam na capacidade de síntese e, além disso, é possível reproduzir, em poucas palavras, o que se concluiu de um texto extenso.


 
 
5.Dialogue com o texto
Após a leitura, você deve fazer questionamentos para si referentes aos assuntos retratados no texto. Perguntar-se sobre o que acabou de ler, faz com o estudante consiga perceber os detalhes e consiga interpretar o texto.
 
 
 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar